* O Circuito da Correspondência

O circuito da correspondência não é mais do que as fases pela qual a correspondência passa dentro e fora da empresa, desde o remetente até ao destinatário. Estas são: a abertura, o registo de entradas, a distribuição, a resposta ou arquivo, a assinatura, o registo de saída e a expedição e arquivo. Na fase de abertura, é importante ter atenção, ao modo como as cartas são dobradas, de modo a não danificar o conteúdo da carta; o registo tal como na recepção e na abertura deverá ser realizada por um só departamento, uma vez que se deve tirar sempre uma cópia dos originais recebidos. Esta deverá ser feita após colocar o respectivo carimbo que contém a data e o número da entrada, porém há empresas que utilizam o Livro de Registo para a correspondência; a fase da distribuição, tem inúmeras formas de ser feita, mas sempre com o controlo do Livro de Protocolo. Na resposta ou arquivo, após a leitura da correspondência, o destinatário dá-lhe o devido tratamento, esta segue directamente o arquivo, caso contrário a correspondência requer uma resposta. Devem ter resposta imediata todas as questões urgentes; após terminada a carta de resposta, caso seja necessário, ela deve ser de novo lida e assinada pela direcção da empresa ou pelo responsável do serviço, dependendo dos casos; tal como na entrada da correspondência, também se regista a saída desta, é esta a fase do registo de saída.
O registo é feito no livro de Protocolo, sendo o seu riscado idêntico ao das entradas, e as cópias são separadas dos originais para seguirem caminho; por último, temos a expedição e o arquivo, onde é importante verificar antes da carta ser inserida no sobrescrito se está datada e assinada, se contém o material necessário referido em anexo e se o endereço corresponde ao do sobrescrito. Já a correspondência pode ser, por sua vez, comercial ou oficial, particular ou pessoal.

4 comentários:

  1. por acaso gostei! estou a tirar um curso de Assistente Administrativo e ao ver este circuito da correspondência desenpenhei um trabalho bom...=)

    ResponderEliminar
  2. Olá
    Gostaria de saber mais sobre Arquivo, e pensei em lhe solicitar informações a esse respeito.
    Peço-lhe se não se importava de me mandar alguma informação sobre este tema(ARQUIVO.
    Cumprimentos.
    toc60730@gmail.com

    ResponderEliminar
  3. OLA

    Eu também estou a tirar um curso de secretariado.


    estou no ultimo ano. se me podesses enviar algumas orientacoes para a PAP eu ficaria muito grat pela sua ajuda. beijo a_b_v_f@hotmail.com

    ResponderEliminar
  4. estou no ultimo ano no curso de tecnco de secretariado e estou sem ideias para o Tema. se me podesses enviar algum Tema; orientacoes para a PAP eu ficaria muito grat pela sua ajuda. beijo
    susanaaurelio@live.com.pt

    ResponderEliminar