* Comércio Internacional

O comércio internacional trata-se da troca de bens e serviços que se realizam através das fronteiras internacionais, ou seja, importações e exportações. Esta troca representa, na grande maioria dos países, uma grande parcela do PIB, e ganhou grande importância económica, social e política nos últimos séculos. O aumento do comércio internacional teve como origem o avanço industrial, dos transportes, a globalização, e o surgimento das corporações multinacionais e outsourcing. De cada vez que comercializamos um bem ou serviço, à sua venda corresponde a um determinado pagamento, entre o país que compra e o que importa, para tal intervêm despachantes oficiais e um transitário ou uma entidade Bancária. Já as importações podem ser directas ou indirectas, ou seja, directa quando a compra é feita directamente ao produtor e a venda directamente ao cliente, e indirecta quando a compra e venda são feitas por um intermediário. A forma de importação ou exportação indirecta, é aquela que acarreta menos riscos a nível de transporte, perda de qualidade dos produtos, armazenagem, etc, mas também a que proporciona à empresa uma margem de lucro mais baixa, uma vez que ao existir um intermediário,este terá de ser justamente pago pelo serviço prestado.
Existem várias formas de pagamento nas trocas comerciais com o exterior, tais como:

  • Operações de Liquidação Directa – os documentos são enviados directamente ao comprador da mercadoria, compreendendo dois meios de pagamento: Cheque e Ordem de Pagamento;
  • Operações Documentárias – a transmissão dos documentos é sempre realizada através de instituições bancárias. Incluindo as Remessas Documentárias e os Créditos Documentários como forma de pagamento.
Na realização das trocas comerciais internacionais utilizam-se documentos específicos, tais como:
  • Licenças;
  • Certificados;
  • Documento Administrativo único;
  • Factura Comercial;
  • Certificado de Origem.

Sem comentários:

Enviar um comentário