* Marketing

O marketing não é mais do que a venda, a distribuição, o comércio ou o estudo do mercado, passando por um estado de espírito, uma função integrada da política das empresas, ou seja, um meio que a empresa dispõe para vender os seus produtos aos seus clientes de um modo rentável. Este têm inumeras designações.
O marketing tem duas formas de concepção. A concepção moderna e a concepção tradicional. A sua principal diferença está em o seu papel ter passado de apenas acessório para o papel principal na gestão das empresas, e o seu âmbito alargou-se significativamente. Mediante esta mudança na forma como o marketing se confeccionava, a estas funções iniciais do marketing veio juntar-se a publicidade, que tinha como papel apoiar o trabalho dos vendedores, contudo, as empresas tomaram consciência a pouco e pouco de que para conservar e desenvolver os seus mercados, não chegava escoar uma certa mercadoria a um preço fixo, era necessário garantir que a mercadoria disporia de uma clientela fiel, com esta extensão das funções do marketing, hoje em dia distinguem-se duas variantes:

  • O marketing estratégico (este recupera as suas funções que precedem à produção e a venda do produto);
  • O marketing operacional (este designa as operações de marketing posteriores à produção tais como, estabelecimento de campanhas de publicidade e de produção, os vendedores, a distribuição e os serviços pós-venda)

Nas empresas de pequena dimensão, os seus gestores não têm este problema, uma vez que estão em contacto directo com os seus clientes, sendo fácil satisfazê-los. Mas já nas grandes empresas, não basta aos gestores, conhecer os seus clientes pessoalmente, de lhes falar e de lhes vender os produtos directamente, este tem de passar a contactá-los por intermediários, e a comunicar com eles através dos mass media. Os modelos do marketing não são mais do que uma representação mais ou menos fiel, mas sempre simplificada de um fenómeno ou de um sistema complexo, que tem como objectivo compreender melhor o fenómeno ou o sistema em questão e permitir uma melhor actuação sobre ele. Tendo como vantagens: facilitar a comunicação entre indivíduos das crenças, hipóteses e representações, tornando-os mais explícitos; permitem ao formular as representações, verificar melhor se estão bem fundamentadas; permitem orientar melhor os esforços de pesquisa e de informação, pondo em evidência os aspectos menos conhecidos do fenómeno estudado; e constituem um instrumento precioso de previsão e de acção.

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