* A Imagem Como Factor Diferencial

Quando pensamos na nossa imagem, provavelmente lembramos-nos da aparência. Já alguma vez deu atenção ao som da sua voz, ao volume que usa ao falar, ao tom, à velocidade, à dicção ou à ressonância? Todos nós somos observadores do comportamento humano. Como adultos, somos todos bons bons dissimuladores, por uma infinidade de razões, aprendemos a apresentar-nos de uma maneira peculiar (a controlar a impressão que causamos) e nem sempre transmitimos directamente aquilo que queremos dizer.
No meio empresarial, para evitar as gafes, não basta tentar fugir ao máximo as possíveis faltas de memória, os mal entendidos e, no fundo, todas as circunstâncias que normalmente lhe dão origem… Quanto às boas maneiras, é de extrema importância que o profissional de secretariado seja capaz de coordenar e interpretar correctamente todo o complexo conjunto de boas maneiras.
Várias pesquisas mostram que as pessoas julgam-nos logo nos primeiros 15 segundos que nos encontram, através do impacto visual que causamos, passamos mensagens tanto positivas como negativas. No mundo competitivo, a construção de uma boa imagem profissional, social e pessoal, requer postura, hábitos e vestimenta adequada, os profissionais que têm consciência do poder da imagem, possuem uma ferramenta poderosa, que o levará ao sucesso. Na avaliação do profissional de secretariado são distinguidas algumas maneiras, tais como: postura, cortesia e aparência. Num mercado de trabalho, entre dois candidatos com igual capacidade técnica, tem maior chance aquele que tiver melhor aparência e trato agradável.

Sem comentários:

Enviar um comentário