- Ruídos;
- Falta de conhecimento e experiência comum;
- Confusão entre símbolo e o objecto simbolizado;
- Uso exagerado de abstracções;
Quanto mais estivermos num contexto vertical de comunicação, maiores serão os conflitose desentendimentos entre as pessoas, o que por sua vez, dificulta os trabalhos e a integração entre grupos ou equipas de trabalho, entre quem pode falar e mandar e quem deve calar-se e obedecer, existem várias formas de integração e de sensibilidade entre os seus membros, a respeito das acções que são implementadas. Dependendo da organização, a informação é um meio essencial ao processo de formação da opinião pública interna e externa. Quando no meio empresarial os canais formais ou não formais falham, instala-se o “boato”, este é uma das modalidades da comunicação, que se afirma como uma dinâmica de contrapoder na organização, no qual se projectam desejos, motivos e lógicas que nem sempre se referem à realidade. Deste modo, a política de comunicação na organização, tem de ser assumida pelas pessoas mais responsáveis dentro da empresa, para ter como princípios o direito à diferença, ao desacordo, à pergunta e ao direito e o dever de resposta, quer seja pelos seus colaboradores como pelos seus responsáveis.
Em conclusão, para haver uma boa comunicação entre as pessoas no meio empresarial é necessário seguir algumas regras:
Em conclusão, para haver uma boa comunicação entre as pessoas no meio empresarial é necessário seguir algumas regras:
- Ser generoso;
- Sorrir;
- Ser ponderado;
- Chamar as pessoas pelo nome;
- Ser cuidadoso nas opiniões;
- Ser amigo e cooperador;
- Estar alerta para prestar serviços;
- Ser cordial;
- Ser verdadeiro;
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