* Comunicação e Informação

A comunicação não é mais do que o processo pelo qual o emissor se relaciona com o receptor através de uma mensagem, por sua vez, transmitida em forma de código. Já a Informação é o resultado do processamento, manipulação e organização de dados, que representa um acréscimo ao conhecimento do sujeito que a recebe. A mensagem é o conteúdo da comunicação, na mensagem existe o emissor e o receptor, ao primeiro cabe a tarefa de emitir uma mensagem num certo código, e ao segundo de receber e descodificar o código que foi utilizado. Mas para que tudo funcione, tem de existir, um canal de comunicação, a mensagem tem de ser bem elaborada, e emissor e receptor têm de estar de acordo e integrados no mesmo contexto. Como é evidente, a comunicação entre pessoas no local de trabalho não é igual à comunicação entre pessoas no meio familiar, o espaço e o tempo têm uma grande influência sob este conceito. Os actos comunicativos têm sempre uma certa e determinada intencionalidade, que podem ser mais ou menos conscientes, dependendo da situação, e incluir ainda diferentes emoções: positivas ou negativas. Dentro da comunicação existem ainda os obstáculos que tornam esta por vezes de difícil compreensão, tais como:
  • Ruídos;
  • Falta de conhecimento e experiência comum;
  • Confusão entre símbolo e o objecto simbolizado;
  • Uso exagerado de abstracções;
Quanto mais estivermos num contexto vertical de comunicação, maiores serão os conflitose desentendimentos entre as pessoas, o que por sua vez, dificulta os trabalhos e a integração entre grupos ou equipas de trabalho, entre quem pode falar e mandar e quem deve calar-se e obedecer, existem várias formas de integração e de sensibilidade entre os seus membros, a respeito das acções que são implementadas. Dependendo da organização, a informação é um meio essencial ao processo de formação da opinião pública interna e externa. Quando no meio empresarial os canais formais ou não formais falham, instala-se o “boato”, este é uma das modalidades da comunicação, que se afirma como uma dinâmica de contrapoder na organização, no qual se projectam desejos, motivos e lógicas que nem sempre se referem à realidade. Deste modo, a política de comunicação na organização, tem de ser assumida pelas pessoas mais responsáveis dentro da empresa, para ter como princípios o direito à diferença, ao desacordo, à pergunta e ao direito e o dever de resposta, quer seja pelos seus colaboradores como pelos seus responsáveis.
Em conclusão, para haver uma boa comunicação entre as pessoas no meio empresarial é necessário seguir algumas regras:
  • Ser generoso;
  • Sorrir;
  • Ser ponderado;
  • Chamar as pessoas pelo nome;
  • Ser cuidadoso nas opiniões;
  • Ser amigo e cooperador;
  • Estar alerta para prestar serviços;
  • Ser cordial;
  • Ser verdadeiro;

Sem comentários:

Enviar um comentário