Os Recursos Humanos fazem parte de qualquer empresa, estes são uma parte fundamental dentro desta. Esta área evoluiu bastante após a sua criação, começou com apenas uma pessoa que recrutava os trabalhadores e vigiava as suas actividades, apenas um sector cuidava das tarefas de contratação, demissão, controle, folhas de pagamentos, etc.. Hoje em dia, este sector transformou-se em gestão de pessoas ganhando o status de directoria e realizando outros tipos de serviços, tais como acompanhamento e selecção. Os recursos humanos são uma das principais preocupações dos empresários, uma vez que sem mão de obra adequada às necessidades das empresas, esta terá dificuldades em executar a sua actividade seguindo critérios de qualidade, por isso é aconselhável a determinação de uma estratégia de recursos humanos que aposte na qualidade dos sistemas de trabalho e no bom funcionamento financeiro do negócio. Na área da gestão organizacional, o conjunto de empregados ou colabores tem como funções as seguintes tarefas: comunicar, seleccionar, avaliar o desempenho, analisar cargos, ser motivador, líder, negociar e gerir a qualidade. Estas tarefas podem ser realizadas por uma pessoa ou por um departamento junto dos directores da empresa. Seleccionar o profissional ideal não é tarefa fácil, nem sempre se pode ver apenas o perfil do profissional que veste camisa na empresa, mas principalmente aquele que se compromete com o seu trabalho, ou seja, é honesto nos seus propósitos, tornando-se dinâmico. Os recursos humanos passam por quatro etapas, que se dividem em dois grupos:
- Recrutamento e Contratação;
- Formação e Certificação;
Existem várias formas de recrutamento e contratação, mas em todas elas se deve ter em consideração as necessidades efectivas da empresa. Para conseguir novos funcionários, a empresa pode lançar ofertas de trabalho nos Centros de Emprego, ou recorrer a uma empresa para o efeito. Após a selecção dos candidatos, a empresa acorda as condições de prestação de serviços por meio de um contrato. A empresa deverá ainda fazer uma avaliação das necessidades de formação dos trabalhadores, elaborando para tal, um plano de formação que inclua não só as carências como os objectivos que a empresa tem de cumprir dentro do sector em que se incluiu.
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